- MACROSCÓPIO | Demanda crescente por Carros Elétricos impulsiona atividades de Mineração de Lítio – 10 de outubro de 2022
- LISTAS | Newsletters de Jornalismo, Tecnologia e Sustentabilidade – 2 de dezembro de 2020
- NEWS | Conversa Periódica discute jornalismo de Newsletter e modelos de negócio – 26 de novembro de 2020
Raniê Solarevisky
Com smartphones e tablets ocupando as mãos de qualquer um, o computador que ficava preso à tomada ou o notebook que vivia falhando a bateria perdem espaço em um mundo cada vez mais portátil. Mesmo assim, ainda pode-se fazer muito com periféricos que já foram considerados peças de luxo — como a webcam do seu PC ou notebook.
Há usos mais conhecidos, como transmitir algum evento da sua câmera para o mundo, ou até montar um sistema de vigilância em casa, mas selecionamos algumas funções que talvez você não conheça. Os programas a seguir funcionam em praticamente todos os modelos de câmera e realizam funções úteis e divertidas; tudo de graça.
Flutter – Controle seu computador com o uso de gestos
Fácil de usar e intuitivo, o Flutter permite dar comandos simples em diversos players com o uso de gestos. os comandos para avançar, retroceder, parar e tocar (play) respondem muito bem e não falharam uma única vez em nossos testes. A instalação também não é complicada, e funciona como um tutorial. É possível controlar desde vídeos no Youtube e no Netflix sem sair do sofá até sua lista de músicas executada offline. A tecnologia funciona tão bem que a empresa que o desenvolveu foi adquirida pelo Google em outubro do ano passado.
Depois de ligado, o Flutter pode rodar em segundo plano no seu computador, sem que seja necessário ativá-lo cada vez que você trocar de programa. Informações oficiais mencionam suporte para iTunes, Spotify, VLC YouTube, Pandora, Grooveshark, Netflix & QuickTime, mas o programa funcionou perfeitamente com outros players, como o Windows Media Player, e até softwares como o Power Point. Download aqui.
KeyLemon – Reconhecimento facial para acessar seu PC ou Mac
Com requintes de ficção científica, o KeyLemon permite que você acesse seu computador por reconhecimento facial. Assim, não é necessário digitar sua senha de login na tela inicial do seu PC ou Mac, mas o usuário pode adicionar uma senha para acesso se quiser mais segurança.

Na versão gratuita, ainda é possível registrar cada login com uma foto. Mas se você estiver disposto a pagar, há várias outras funções disponíveis, como a de tirar uma foto de qualquer invasor que tentar acessar seu computador.
A equipe responsável pelo programa tem trabalhado para corrigir algumas trapaças, como a tentativa de usar uma foto para enganar o sistema. Outros testes também estão em andamento, como a ideia de fazê-lo funcionar com aparelhos móveis, aplicativos como o Facebook e o Gmail e até mesmo em carros.
Ditto – Teste virtual de óculos
Quer comprar óculos pela internet, mas não sabe se eles vão ficar bem no seu rosto? O Ditto é um aplicativo para testar diversos modelos. Usando a câmera do seu computador, ele mapeia o rosto do usuário e o converte em uma imagem 3D que pode ser manipulada com o mouse: assim, você pode ver como a peça se encaixa no seu rosto por diversos ângulos. Ainda é possível compartilhar o visual com amigos e até mesmo pedir a opinião de especialistas.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=zlBOnHgzLtg]
Você pode testar o programa aqui.
A ideia foi reproduzida pela empresa glasses.com, que lançou um aplicativo com funções similares para celulares com sistema Android e iOS.