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Publicado por Raniê Solarevisky de Jesus
Lançado em agosto de 2021, o Território da Notícia quer levar notícias e anúncios de impacto a moradores de favelas e periferias de São Paulo. A solução espera dar visibilidade a produtos, pautas e serviços locais por meio de totens que exibem imagens em movimento acompanhados de QR codes.
Os totens devem ser distribuídos em lojas e comércios, em pontos de boa visibilidade e com muita circulação. A ideia é entregar informação local aos públicos que são diretamente afetados por ela. Assim, cursos, ocorrências, serviços e produtos são vistos justamente por quem mais deve se interessar por eles.
Além de peças de publicidade de negócios dos próprios moradores das comunidades, as telas vão mostrar notícias de alguns projetos parceiros. Inicialmente, o conteúdo produzido pelo Periferia em Movimento, Alma Preta Jornalismo, Embarque no Direito e Desenrola será exibido, com a possibilidade de ampliar esse grupo de iniciativas de mídia.
O projeto foi financiado pelo Google News Initiative e pretende colocar-se como uma solução viável no mercado de painéis digitais. O site não aponta preços ou planos para contratação dos serviços, mas é possível entrar em contato para solicitar orçamentos.
Jornalismo Local
A reportagem de notícias locais é um tema recorrente em debates sobre a credibilidade e a sustentabilidade do Jornalismo (com J maiúsculo). É um assunto que ganhou impulso com a onda dos serviços de geolocalização, entre 2008-2012, e voltou a crescer nos últimos cinco anos. Agora, o que impulsiona essa atenção em torno do tema é um conjunto de preocupações do setor e, novamente, novas tecnologias.
Na ordem do dia há discussão sobre modelos de negócio e também sobre a relação dos jornais com suas audiências e anunciantes. O Centro Knight mostrou que iniciativas de jornalismo nas periferias têm se sustentado com a ajuda de editais de apoio à cultura.
Ao mesmo tempo, já se discutem nos Estados Unidos projetos de lei para que o Estado forneça algum subsídio para empresas de mídia, de forma a garantir acesso a notícias locais. Há fortes críticas à maneira como o projeto vem sendo construído, desde o seu teor benéfico para grandes investidores e tóxico para pequenos empreendimentos à forma como desconsidera grupos historicamente desfavorecidos.
Ainda sobre jornalismo local, o Volt Data Lab produz há alguns anos o “Atlas da Notícia”, identificando os desertos de notícias locais no Brasil. Já falamos sobre ele aqui no gotec. No último levantamento, mais de 14% dos municípios do país não eram abastecidos com notícias de suas próprias comunidades, e essa situação é ainda mais crítica nos grupos periféricos de cada cidade.