LISTA | 3 Curadorias de bom jornalismo para acompanhar

fotografia mostra mão segurando lente para ver uma cidade

O que estamos lendo | Nexo Jornal

De descobertas na física quântica até as últimas recomendações de psicólogos para cuidados com os filhos, a equipe do Nexo tem um olho clínico para encontrar matérias que valem o seu tempo. Ao invés de um monte de links secos, os editores tomam o cuidado de ler e elaborar uma síntese acurada das peças que indicam, sem dar muito spoiler do conteúdo e oferecendo apenas o suficiente para te querer fazer ler tudo na íntegra. Diferente da maior parte de iniciativas do gênero, há apenas 5 ou 6 indicações e apenas uma delas (a última) é conteúdo do próprio Nexo — no caso, matérias publicadas na Revista Gama. A newsletter é mais um item da lista de benesses exclusivas que os assinantes do Nexo recebem na caixa de entrada.

Brasis | Associação de Jornalismo Digital do Brasil (Ajor)

Com mais de 5 mil assinantes, é uma criação da Associação de Jornalismo Digital do Brasil (Ajor), fundada em maio de 2021. Apesar de ser diária — o que pode ser um problema para quem gosta de manter a caixa de entrada em dia –, tem conteúdo de alta qualidade que compensa conferir todo dia. A curadoria é muito bem feita porque consegue pinçar fatos que estão em evidência de veículos de diferentes tamanhos e linhas editoriais. Também chamam a atenção para trabalhos de reportagem bem feitos e apresentam novatos da cena de jornalismo digital no país, o que já é mais do que suficiente para assinar gratuitamente lá no Substack.

Cajueira | Cajueira

Produzida por mulheres nordestinas, serve como holofote para a produção do jornalismo independente daquela região. Frequentemente discute e polemiza a cobertura da grande imprensa sobre algum assunto oferecendo um contraponto capturado por algum veículo menor. Sustentam, inclusive, os maneirismos, pronomes e expressões utilizadas cotidianamente no Nordeste, produzindo um diálogo autêntico com colegas que frequentemente não ganham destaque nos jornais tradicionais. É enviada quinzenalmente, sempre com um texto descontraído, mas que não perde o foco e respeita o tempo de quem o lê. Vale muito a pena ser mais um dos mais de 4 mil assinantes — e de graça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *