Imagem: Mike Mac Marketing / Wikimedia Commons
Texto: Raniê Solarevisky de Jesus
O Núcleo Jornalismo revelou, em levantamento inédito, a composição da chamada Frente Parlamentar Mista da Economia e Cidadania Digital, a Frente Digital, que tem atuado fortemente contra a aprovação do PL 2630/2020, o PL das Fake News. A Frente é apoiada por institutos que declaram ser representantes do terceiro setor e da sociedade civil, mas têm empresas como o Google entre seus principais financiadores.
Flávia Morais (PDT), Gustavo Gayer (PL), Leda Borges (PSDB) e Professor Alcides (PL) são listados como membros do grupo. O Popular apurou, no início deste mês, que os também deputados Silvye Alves (UB), Zacharias Calil (UB), Glaustin da Fokus (PSC), Jeferson Rodrigues (Republicanos), José Nelto (PP) e Magda Mofatto (sem partido) já declararam voto contrário à aprovação do projeto.
Tentamos contato com as assessorias de comunicação dos deputados críticos à proposta do PL, mas não recebemos qualquer resposta até o fechamento desta matéria. Nossas perguntas questionavam justamente a filiação dos parlamentares à chamada Frente Digital e o seu envolvimento com empresas como o Google.
Os únicos deputados goianos que declararam voto favorável à proposta são Rubens Otoni e Adriana Accorsi, ambos do PT.