NEWS | Amazon entra na corrida pelo “Netflix de games” com o Luna

montagem com jogos e logomarca do serviço Luna

por Raniê Solarevisky de Jesus

A Amazon anunciou hoje (24) o Luna, serviço de streaming de jogos que já está disponível nos Estados Unidos por meio de convites. A assinatura mensal deve custar 5,99 dólares e dar acesso instantâneo a jogos como Resident Evil VII, Control e Yooka-Laylee and the Impossible Lair em múltiplos dispositivos com conexão à plataforma.

Anúncio oficial mostrou o controle que tem integração com a Alexa, também da Amazon

Netflix de Games?

O serviço da Amazon junta-se ao Google Stadia, Playstation Now, Apple Arcade e ao Microsoft XCloud (e também o GamePass, em algum nível) na disputa pela adesão dos jogadores. A Apple lançou seu serviço em 2019 e tem sido agressiva para não dar espaço à concorrência. Se a Sony atualmente lidera a corrida com mais de 700 mil assinantes, também é acusada de um esforço tímido com o Now, disponível desde 2014.

Enquanto o Google Stadia tem melhorado um pouco seu desempenho sofrível do lançamento, com um catálogo restrito de jogos e promessas não cumpridas, a Microsoft tem se saído melhor.

A companhia que conseguiu emplacar o Windows em múltiplos dispositivos no passado disponibilizou o Xcloud em aparelhos Android recentemente e já disse que não teria problemas em levar o GamePass — muito bem avaliado pela maioria dos jogadores — a plataformas da concorrência.

A Amazon ganhou notoriedade nos últimos anos pelas suas soluções de armazenamento em servidores físicos e serviços web — como o AWS, utilizado até mesmo pelo concorrente do Prime Video, o Netflix.

Tal como o Stadia com a Assistente do Google, o Luna aposta na Alexa para oferecer integração a outros serviços e consultas rápidas. Até agora, promete como diferencial a possibilidade de assinar “canais” de conteúdo específicos de empresas como a Ubisoft, garantindo acesso instantâneo aos jogos da companhia no dia do lançamento. Também pretende oferecer integração com o Twitch, adquirido pela Amazon em 2014.

Publicidade do Joystick

A integração desses serviços de streaming com outras tecnologias de gigantes do setor deixou algumas pessoas preocupadas com o uso dos dados dos jogadores. O Stadia, por exemplo, chega a ter a fluidez do jogo comprometida pelo grande volume de dados que coleta dos jogadores.

A discussão sobre os dados coletados pelos serviços de streaming é quase tão antiga quanto o início das suas operações, mas o aumento da base de usuários e de serviços integrados deve somar ainda mais informações às centenas de páginas que seriam preenchidas com o que o Spotify sabe sobre você, por exemplo.

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