LISTAS | Cursos online com certificado para Jornalistas e estudantes

fotografia de óculos sobre pilha de jornais

Há muitos cursos disponíveis sobre jornalismo e/ou para jornalistas na web e fizemos uma seleção dos melhores e com conteúdo realmente interessante para livrar você do trabalho de procurar.

Google News Initiative

$: Gratuitos

Há uma densidade excelente de conteúdo em cada minicurso, que não costuma exceder a duração de duas horas em material. Os temas são muito caros ao exercício do Jornalismo na contemporaneidade: verificação, jornalismo de dados, monetização, e narrativas interativas estão entre os tópicos abordados.

Não há certificação e evidentemente os cursos são focados em ferramentas do Google, mas justamente pelo uso generalizado delas, o valor instrumental e de formação pessoal é muito alto.

Cursos Facebook para Jornalistas

$: Gratuitos

Alguns tópicos são um tanto óbvios e poderiam fazer um youtuber rir, mas a exploração dos elementos básicos e de alguns tópicos avançados é feita de maneira competente o suficiente para valer o investimento de alguns minutos.

Não há certificação, mas os cursos são gratuitos e focados na utilização do próprio Facebook. Há instruções mais gerais sobre promoção de conteúdo e outras ferramentas de marketing no Facebook Blueprints.

Cursos do Centro Knight

$: Opções Gratuitas e Pagas

O Centro Knight para o Jornalismo nas Américas é vinculado à Unversidade do Texas, em Austin, nos Estados Unidos. Seus cursos online, com 8 anos de tradição, têm o costume de convocar especialistas em suas áreas como instrutores de cada formação.

Os cursos têm um período pré-estabelecido para realizar as atividades e também para conseguir pleitear um certificado (geralmente, pouco mais de um mês), mas é possível realizá-las de maneira assíncrona, dentro da sua disponibilidade de tempo.

Para os cursos abertos massivos online (MOOCs), não há pagamento de qualquer taxa, senão dos 30 dólares opcionais para obter o certificado. Já para os grandes cursos abertos (BOCs), que tratam de tópicos mais específicos, é preciso pagar uma taxa de 95 dólares.

Desde 2018, também é possível acessar gratuitamente todo o material utilizado em cursos já encerrados.

Datajournalism.com 

$: Gratuito [Em inglês]

Os cursos aqui constituem-se sobretudo de vídeos, com conteúdo que pode somar desde meia hora até 5 ou 6 horas. As formações cobrem tópicos como uso de Python e R no jornalismo de dados, verificação, mapas e gráficos para jornalistas, viralização usando redes sociais digitais e uso de planilhas para o trabalho com dados.

Há nomes muito importantes da academia envolvidos com os projetos, como Paul Bradshaw e Craig Silverman, além de muitos novatos bem articulados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *